Livros…

Desde pequena desenvolvi o hábito de ler… Tenho guardado na memória, com carinho, o primeiro livro que ganhei, foi um momento mágico e tão impressionante que o dia ainda está preservado com uma riqueza de detalhes incríveis… Foi na Centenário (revistaria e livraria de Poços de Caldas) e eu escolhi um livro verde chamado “O Caracol”…

Mal sabia eu, que aquele pequeno objeto seria apenas o primeiro, de muitos, que seriam responsáveis por me trazer conhecimento, conhecer lugares impressionantes e personagens maravilhosos…

Quando eu cresci um pouco mais, não muito, amava passar as manhãs na Biblioteca Municipal que ficava na Praça da cidade… Era delicioso entrar naquela casa na beira do rio e sentir aquele cheiro característico de muitos livros reunidos… Tinha uma coleção que eu amava sobre lendas e mitos brasileiros… Foi lá que conheci Negrinho do Pastoreio, Saci-Pererê e muito outros personagens do nosso folclore. No local, hoje, é um café e não preciso nem dizer que é parada obrigatória cada vez que vou para lá…

Outro fato que colaborou para a minha paixão pelo mundo das letras e histórias foi a minha dificuldade para dormir. Sempre tive insônia, dormir nunca foi uma das coisas que fizesse com facilidade e como na época não tinha TV no quarto, para enganar o tempo nada melhor do que passar as noites lendo vários livros…

Gosto de me entregar às páginas amareladas pelo tempo e ao cheiro de livro usado com o papel bem poroso, gosto de ser a primeira a desvendar um exemplar novo quando o livro, como diria uma amiga, ainda está ‘crocante’. Gosto de livrarias e bibliotecas… De romances e biografias, de infantis e sobre psicologia… Auto-ajuda é o único gênero que não costumo ler. Gosto de comédia e de drama, de literatura brasileira, francesa, ucraniana e americana. Gosto de fadas, bruxas e vampiros. Gosto de muita coisa, quase tudo.

Um ótimo presente é um livro e um ótimo programa é passear numa livraria (gosto muito mais do que shopping)… Adoro! Sinto que eles são capazes de mudar as pessoas, os pensamentos, as convicções, os amores e dissabores da vida. Se entregue à leitura e veja que o mundo pode ser muito, mas muito, mais interessante.

Anúncios

6 Comentários

  1. KEL said,

    sexta-feira, 23 abril, 2010 às 14:55

    MAS o livro atual nao eh de auto ajuda?

    UHU QUEBRA DE PARADIGMAS!

    • Bruna Narcizo said,

      sexta-feira, 23 abril, 2010 às 14:56

      Não é de alta ajuda é de psicologia cabeção!! Para de denegrir a minha imagem!!!!! hahahahahahaha

  2. Andrea said,

    quarta-feira, 28 abril, 2010 às 13:35

    Muito legal essa reflexão, Bruna! Gosto da simplicidade que você usa para escrever, é quase tão natural quanto a forma que você fala! Adorei a lembrança da “crocância” dos livros novos, rs! B-jim!

    • Bruna Narcizo said,

      quarta-feira, 28 abril, 2010 às 13:49

      Obrigada querida!! Saudades de vc!! Precisamos marcar um encontro, nem que seja na Liberdade para visitarmos a India…
      beijo grande!

  3. Andre said,

    quinta-feira, 29 abril, 2010 às 9:23

    Lembrei da coleçao Vaga-lume! Escaravelho do Diabo, O rapto do garoto de ouro, A ilha perdida, O caso da broboleta Atíria…. E das provinhas que fazia na escola depois. No fim do livro vinha uma folhinha amarela com perguntas sobre o livro, como se fosse a prova, e a professora na escola nao mudava muito não! A gente falava a “prova do livro”.
    E pra quem gosta da crocância, do cheiro, da textura do papel entre as maos, essa onda de livro digital não tá com nada, né?

    • Bruna Narcizo said,

      quinta-feira, 29 abril, 2010 às 9:42

      As provas do livro da escola eram super legais!!! Como sempre gostei de ler, sempre lia os livros obrigatórios da escola (embora alguns eu não gostasse muito).

      Livros digitais vão existir, mas (acredito) que nunca substituir a leitura… é aquela velha história do jornal que não ia existir! Tá aí firme e forte!!

      Amo livros… até qdo já estão na estante!

      beijo querido!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: